Cada vez mais utilizo o desenho para que meus alunos representem sua leitura de mundo a respeito de diversos temas, desta forma trabalhei a temática inicial do sexto ano.
Primeira aula:
Através da representação do desenho, solicitei que fossem organizados grupos de até seis alunos e que os mesmos desenhassem o que entendem por espaço geográfico, observei sua organização, a divisão de tarefas e incentivei a participação de todos, lembrando principalmente do fator tempo.
Desta forma foram apresentados diversos olhares a respeito da temática como podem ser observados nas imagens seguintes:
Segunda Aula:
Solicitei que os grupos trocassem de desenhos e entreguei um quadro para que os alunos observassem o desenho dos colegas e retirassem os elementos naturais e os elementos culturais, acompanhei este processo e conforme as dúvidas iam surgindo eu auxiliava.
Posteriormente fixei os desenhos juntamento com os quadros preenchidos na lousa e realizamos de forma coletiva as conclusões à respeito da temática proposta.
Utilizando assim o desenho para construirmos coletivamente o conceito de espaço geográfico como produto das inter-relações entre os elementos naturais e humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário