Passo a passo:
Materiais: açúcar, achocolatado, sal, leite em pó, e chocolates (tipo BIS).
1 - Começo motivando os alunos e experimentar novos sabores e convite para que alguns venham à frente para participarem, solicito a ajuda de um aluno para escrever nossas impressões na lousa e outro para fotografar o momento.
2 - Vou em ordem entregando os ingredientes para os alunos experimentarem e após cada um, o grupo escolhe palavras para descrever o sabor, sendo estas anotadas na lousa.
3 - Uma das etapas apresentamos todos os ingrediente misturados.
4 - E por último peço que fiquem de olhos fechados e ofereço o chocolate (BIS).
5 - Agradeço e peço que todos sentem e inicio minha fala.
Podemos realizar diversas associações: da necessidade do fogo, ou seja, do amor para transformarmos ingredientes em um delicioso chocolate; podemos associar as palavras citadas com as aulas que os alunos terão ao longo do ano, e finalizamos a dinâmica discutindo quem assume o papel do chefe de cozinha: o professor ou o aluno?, e é claro que todos se surpreenderam quando revelei que o grande chefe é o aluno, ele é quem decide se as aulas terão sal, açúcar, e principalmente qual o prato que desejam saborear no final do ano letivo, e nós professores, assim como cita Rubem Alves, somos apenas simples assistentes, passando as ferramentas (conteúdos acadêmicos) à medida que o cozinheiro determina.
Desejo assim um saboroso ano letivo, com dias salgados, saborosos, doces, maravilhosos, perfeitos, estranhos, amargos, mas que possamos juntos experimentar e criar novos sabores, novos saberes.
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