quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Fracasso Escolar: a responsabilidade compartilhada.

“Nenhum pensamento reclama tanto a comunhão dos olhares para fora e para dentro como o pensamento sobre a educação.”
RUBENS ALVES(2012, p.9)

Fonte: http://obviousmag.org/filosofia_tecnologia_arte_e_pensamento/2016/reforma-do-ensino-medio-retrocesso-transformado-em-desastre-total.html

Envolvendo a temática educação podemos encontrar uma gama repleta de assuntos interligados ou não, que foram entendidos e divulgados sob olhares divergentes influenciados pela situação político-econômica da sociedade em questão. Dentre estes temas encontra-se o fracasso escolar, ou a não conclusão do processo ensino-aprendizagem como muitos preferem adotar.
O fracasso escolar pode ser analisado, e por alguns, até justificado utilizando-se diversos olhares, quanto mais complexo e interligado este olhar, maior será a aproximação da realidade que o cerca.
Desta forma entendemos que o fracasso escolar não pode e não deve ser entendido utilizando apenas uma ciência. Estudar as falhas no processo ensino-aprendizagem apenas sob a ótica da pedagogia, ou da psicologia, ou da neorociência, ou da psicopedagogia, distancia o pesquisador do seu objeto: “o aluno que não aprende”.
È necessária a observação de como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem em uma unidade escolar, entendem e representam suas ligações com a ocorrência do fracasso escolar, salientando que a vivência em uma escola muitas vezes mostra que alguns dos envolvidos não se vêm como responsáveis pelo fracasso escolar.
As leituras realizadas apontam para a necessidade cada vez maior de levar a discussão a respeito do fracasso escolar além das reuniões dos conselhos escolares, contribuindo assim para que cada sujeito escolar entenda que está sim envolvido e que colabora positivamente ou negativamente com o processo de ensino-aprendizagem.

Fonte:http://escolaefamilia-2013.blogspot.com.br/2013/05/algumas-charges.html


Infelizmente uma escola que compartilha suas responsabilidades não faz parte da realidade de alguns professores. No entanto, verifica-se que mesmo assim quando este profissional decide provocar o aprendizado, o mesmo respeita as individualidades do seu alunado e promove as ligações necessárias entre os sujeitos, e principalmente entre o que o aluno sabe e o que ele necessita aprender.

A escola deve promover espaços de diálogo para que juntos todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (equipe gestora, professor, aluno, família) reavaliem qual seu papel na atual sociedade e como sua conduta com relação à educação escolar contribuirá com a sociedade do futuro.
Referências:
ALVES, R. “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse    existir”. Campinas, SP:Papirus, 2012.
BOSSA, N.A. “Fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional”.G1:2011. Disponível em www.g1.globo.com. Acesso em 20 de Outubro de 2016.
FREIRE, P. “Que fazer: teoria e prática em educação popular”. 13 ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2014.
MARTINS, A.E.D. “O papel do gestor escolar no processo de ensino-aprendizagem”. Artigo para conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar. Batatais, SP: Centro Universitário Claretiano, 2014.
MARTISN, A.E.D. "O Fracasso Escolar: a responsabilidade compartilhada".Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicologia da Educação e Aprendizagem, 2016.

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